A pandemia que assola o mundo nos trouxe inúmeros desafios, nosso dia a dia não é mais o mesmo e tudo isso aconteceu em um curto espaço de tempo, então não nos preparamos para lidar com diversas questões. Hoje, a nossa convidada e aniversariante do dia, Mariana Brutti, Psicóloga e Publicitária, irá trazer algumas estratégias de enfrentamento no período de pandemia.

 

ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO NO PERÍODO DE PANDEMIA

 

Muito rapidamente a COVID-19 espalhou-se e atingiu todo o globo. Nossas rotinas tiveram de ser mudadas e novos hábitos foram inseridos em nosso cotidiano. Todas essas alterações foram tomadas imediatamente, sem muito preparo de nossa parte, mas aos poucos fomos compreendendo e nos adequando à situação.

Neste contexto de incerteza, onde o isolamento social se faz presente, é necessário atentarmos para nossa saúde mental, que pode ficar fragilizada. Desse modo, preparei algumas estratégias de enfrentamento que ajudam no fortalecimento e manutenção de nossa saúde psíquica.

O primeiro ponto trata-se de nossa adaptação frente a uma situação difícil. Por natureza somos seres resilientes e reagimos diante das adversidades. Esse é o momento onde todos precisamos seguir, mesmo que de uma forma adaptada. Reveja seus planos, trace novas metas, afinal, ainda que em um cenário difícil, a vida continua. É importante também manter sua autoimagem positiva nesse período de pandemia. Cuidar de si auxilia no processo de enfrentamento, então faça coisas que te dão prazer, sensação de bem-estar e te deixam motivado.

Outro ponto que devemos focar é em manter o equilíbrio emocional. Suas emoções tem influência direta na forma com que você vê e percebe o mundo. Mais do que nunca é necessário observar e prezar pelo equilíbrio das mesmas. Além disso, é importante mantermos relacionamentos satisfatórios com outras pessoas. É por meio das relações que você constrói uma rede de apoio forte para enfrentar tudo isso. Seja por uma ligação telefônica, vídeo ou mensagem, procure as pessoas que te fazem bem emocionalmente e as deixe um pouco mais perto (ainda que por ora, de forma virtual).

            Por fim, e extremamente importante, precisamos reduzir os condicionantes que causam o dano, ou seja, para melhor enfrentar este vírus de maneira equilibrada é essencial seguir as regras de distanciamento e higiene. Dessa forma você se protege e protege todos que estão a sua volta.

 

98090949_165616374943241_3774284089968820224_n

Por Mariana Brutti

Psicóloga-  CRP 07/33038. Publicitária. Pós Graduanda em Psico-oncologia.