O que é relacionamento interpessoal? É a relação entre duas ou mais pessoas e está presente no contexto familiar, escolar, de trabalho ou comunidade. Aqui vamos abordar especificamente o relacionamento no ambiente de trabalho, sendo ele diferente dos que se busca em nossa vida por dois motivos: O primeiro é que não podemos escolher nosso chefe, nossos clientes, fornecedores, colegas, parceiros, enfim. O segundo motivo é que independente de gostarmos ou não das pessoas do nosso local de trabalho, precisamos nos dar bem para realizarmos um bom trabalho em equipe, e para termos uma boa vivência na organização (GAZOLLA, 2015, p.27).

A nossa equipe de trabalho é composta por indivíduos que tem idade, interesses, opiniões e atitudes muito distintas, sendo assim, é extremamente importante que possamos respeitar cada um e aprender a lidar da melhor forma, para assim mantermos um ambiente de trabalho harmônico. “A vida no trabalho é composta de um cenário no qual atitudes, emoções e sentimentos de enorme diversidade são manifestados, reproduzindo a forma particular de cada indivíduo de lidar com a realidade” (CARVALHO, 2009, p.75). Então, de que forma podemos obter um melhor relacionamento no trabalho? Desenvolvendo nossa comunicação, levando em conta que “… a forma como os funcionários interagem uns com os outros é extremamente importante já que afeta diretamente como informações são recebidas e possivelmente interpretadas (MIGUEL, GARBI, 2003, p.131) ”.

Para potencializar nossa comunicação precisamos lembrar que nem sempre o outro entende/compreende o que você quer dizer, por isso a importância adaptar seu discurso ao público a que ele se dirige, para que ele seja melhor compreendido. É de grande valia também que antes de tomarmos uma decisão importante para a empresa, busquemos escutar diferentes pontos de vista dos colegas, compreendendo o ponto de vista do outro e aprendendo a negociar, perguntando e obtendo o máximo de informações antes de apresentar seus argumentos ou ideias, esteja pronto a buscar o consenso entre seus colegas, abrindo mão da defesa de ideias ou posturas que sejam irrelevantes para o caso em questão. “Negociação é um exercício de convivência. A maneira mais democrática de resolver conflitos (Carlos Alberto Júlio – Presidente da HSM)”.

 

REFERÊNCIAS

CARVALHO, M. C. N. Relacionamento Interpessoal: como preservar o sujeito coletivo. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

MIGUEL, C. F.; GARBI, G. Assertividade no trabalho: descrevendo e corrigindo o desempenho dos outros. Falo ou não falo, p. 129-140, 2003.

GAZOLLA, S. P. Relacionamentos Interpessoais: um estudo de caso na empresa Bianchini logística. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração. Faculdade Anglicana de Tapejara – FAT. 2015.

 

Escrito por:
Bruna Becker
Psicóloga
Analista de RH Grupo Algo Mais