A lista de desafios que estamos enfrentando em função desta pandemia é grande. Infelizmente não podemos controlar o surgimento destes desafios, mas nós sempre podemos – e devemos – controlar como reagimos a eles. Há uns dias atrás li uma frase que acho que cabe neste momento: “é muito melhor você estar preparado para uma oportunidade qualquer e ela não aparecer, do que você ter uma única oportunidade e não estar preparado”.

Mas como nos prepararmos para este “novo normal”? Jullie Garcia, Administradora e Gestora de Pessoas de nosso cliente Sislimpa, nos dá excelentes dicas de como podemos fazer esta mudança de atitudes, de como sair de nossa zona de conforto e nos prepararmos para quando as oportunidades surgirem. Boa leitura!

Alba Gorete Lenz 

Diretora Grupo Algo Mais

 

UPSKILLING – DESENVOLVER NOVAS COMPETÊNCIAS!

 

No último Fórum Mundial Econômico foram trazidos dados que estimam, até 2022, a criação de mais de 133.000 novos empregos. Porém 75.000 postos de trabalho serão extintos.

A pergunta que fica é – Como os atuais profissionais irão se comportar com suas habilidades e competências? Como farão para passar pelo Upskilling (atualização de pessoas dentro de suas profissões para que adquiram novas competências)? Será uma passagem obrigatória a todos os profissionais que desejam ter uma carreira no futuro.

O desafio é enorme! As pessoas precisam de uma formação constante para enfrentar os novos modelos de trabalho. Mas há um desafio ainda maior para as empresas – que não é a parte técnica, com cada vez mais opções de investimento e oportunidades aos colaboradores. Mas, sim, o desafio de mudança de mindset das pessoas! Por exemplo, muitos terão que migrar de uma cultura analógica para cultura digital.

Então, como começar a me preparar para desenvolver as minhas ou novas competências?

 

  1. Faça uma autoavaliação de quais são suas competências atuais.

Comece separando-as no famoso CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes). Basta dar uma “googlada” que já encontra o conceito completo para ajudar na classificação. Depois, liste quais são as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (outra famosa ferramenta que encontramos no Google: a matriz FOFA). Por mais fácil que pareça, essa etapa é bem complexa se você levar a sério. Seja sincero com você mesmo!

 

  1. Busque referências com quem conhece você profissionalmente.

Além de ter a sua própria visão de você, enriquece sua avaliação se puder contar com uma análise de pessoas que trabalham no mesmo ambiente. Se já possui uma avaliação de desempenho na sua empresa ou seu gestor já faz algum tipo de avaliação formal, essa é a hora de unir esses resultados recentes. Agora, se você for pela primeira vez escutar um feedback de uma colega de trabalho, não escolha só aqueles que você gosta ou admira. A intenção é sempre ouvir vários pontos de vista, sem julgar ou se iludir.

 

  1. Pesquise as vagas que você sente vontade de participar.

Mesmo que você não tenha intenção de sair da sua empresa ou função atual, sugiro pesquisar todas as vagas que lhe atraem no mercado. Ainda melhor se você pesquisar sobre as vagas que são tendência para os próximos 05 anos. Isso fará com que você não se acomode e tenha uma visão dos pré-requisitos e competências exigidas no “mundo lá fora”.

 

  1. Planos de ação para sua evolução!

Chega o momento de definir qual será o caminho e as ações a serem desenvolvidas por você nos próximos dias, meses e anos. Tudo pensando no seu objetivo maior. Uma ferramenta que indico pela fácil aplicação de uma visão holística é a matriz 5W2H. Essa metodologia consiste em responder às seguintes perguntas:

WHAT? O que será feito?

WHY? Por que será feito? Qual o propósito? Onde você quer chegar?

WHO? Quem? Nesse caso será sempre VOCÊ!

HOW? Como será feito?

WHEN? Quando? Sempre estipule um prazo ou você pode acabar deixando para amanhã.

WHERE? Onde será feito?

HOW MUCH? Quanto vai custar?

 

Agora é pôr em prática os planos de ação, tendo em mente que pode ser modificado caso você tenha embasamento para isso. E não por comodismo da zona de conforto.

Lembre-se que a atualização precisa ser constante!

 

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Por Jullie Garcia

Coordenadora de RH da empresa SISLIMPA- Produtos de Limpeza e Suprimentos. Administradora de empresas pela UFSM. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas com ênfase em Liderança Organizacional.