Afinal o que é o tão falado Home Office? É uma expressão inglesa utilizada para quem trabalha de casa. Atualmente muitos colaboradores acabaram tendo que aderir ao Home Office, e não foi por meio de um planejamento ou a partir de uma vontade própria e sim pela pandemia que atingiu o Brasil e diversos países ao redor do Mundo.
O Home Office caracteriza-se principalmente pela liberdade: não precisar se deslocar para o trabalho, seja de transporte coletivo, carro ou bicicleta, por exemplo, ter o conforto da sua casa à disposição e principalmente a liberdade de horários, entretanto, a grande questão é que sem uma boa gestão do tempo, toda essa liberdade pode atrapalhar ao invés de nos auxiliar.
O que quer dizer gestão do tempo? A gestão do tempo baseia-se em realizar uma quantidade de escolhas e propõe um estabelecimento de prioridades, quando priorizamos atividades, para melhor gerenciar nosso dia, acontece uma diminuição da tensão e da ansiedade e um crescimento da segurança e autoestima (ESTRADA, FLORES, SCHIMITH, 2011), sendo assim, separamos algumas dicas essenciais para você gerir seu tempo da melhor forma possível, fique à vontade para fazer uso das que se encaixem na sua realidade:
Sono: Enquanto você dorme ocorre o tratamento e a fixação das informações mais importantes assimiladas durante o dia, sendo assim, não diminua seu tempo de sono. Oito horas de sono é um tempo médio, algumas pessoas precisam de mais tempo, outras precisam de menos.
Horários: Estabeleça um horário de trabalho que seja adequado para sua rotina e cumpra-o.
Local: Sabemos que muitas pessoas não possuem um escritório em casa, mas procure um local na sua casa onde você tenha o mínimo de distrações e principalmente, o qual você se sinta confortável.
Organização: Além da importância de manter seu ambiente de trabalho organizado, pois a bagunça pode atrapalhar sua concentração e produtividade, é importante também planejar o seu dia de trabalho, sendo possível utilizar listas, planilhas ou planner.
Metas: É essencial estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, isto é, as tarefas que deverão ser realizadas diariamente, semanalmente ou mensalmente.
Distrações: Sempre traga atenção plena para tudo que você for fazer, se é a minha hora de trabalhar estarei inteira nesse momento. Evite distrações, como atender a assuntos pessoais ou as redes sociais.

Referências

ESTRADA, R.J.S; FLORES, G.T; SCHIMITH, C.D; GESTÃO DO TEMPO COMO APOIO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOA. LRev. Adm. UFSM, Santa Maria, v. 4, n.1, p. 315-332 mai./ago. 2011.

Escrito por:
Bruna Becker
Psicóloga
Analista de RH Grupo Algo Mais