🗣Ansiedade é uma emoção normal e esperada em todos os seres humanos, como tantas outras e não necessariamente ela é positiva ou negativa.

🔺Quando em níveis “normais”, a ansiedade tem função adaptativa, ou seja, nos ajuda a nos adaptar ao ambiente, nas tarefas de planejamento, organização, antecipação, entre várias outras questões… Desta forma, ela não compromete as atividades e funções fisiológicas do indivíduo.

🔺Por outro lado, existe a ansiedade patológica, ou ainda, os transtornos de ansiedade. Nesse caso a ansiedade eleva a sua frequência e intensidade e os sintomas acarretam em prejuízo relacional e sofrimento psicológico.

⚠️Ressalto que nem todas as pessoas chegam a ter um transtorno, mas muitos indivíduos ainda apresentam sofrimento psicológico importante relacionado à ansiedade.

🤔Essas pessoas que não tem um transtorno de ansiedade e também não apresentam níveis de ansiedade normais esperados, encontram-se num espectro, ou seja, nesse caminho entre o normal e o patológico.
Assim como aquelas pessoas que já foram diagnosticadas com algum transtorno, estás também necessitam de acompanhamento psicológico e por vezes psiquiátrico como forma de prevenção da evolução do quadro.

Escrito por:

Psicóloga Jaciara Righi
CRP 07/34350