Como psicóloga organizacional uma das primeiras dicas que damos para quem busca uma recolocação é manter seu currículo sempre atualizado, com pelo menos suas três últimas experiências profissionais, informando período de tempo em que trabalhou, atividades, e principalmente que competências técnicas e/ou comportamentais você adquiriu ou desenvolveu ao longo dessas experiências que teve. Principalmente agora neste período de pandemia, as empresas estão buscando profissionais que já tenham uma bagagem, pois treinar e preparar um novo colaborador leva tempo e muitas vezes essas empresas não têm esse tempo. Então, currículo atualizado e completo.

 

A segunda dica seria buscar se candidatar às vagas mais alinhadas com seu perfil e competências. Sabemos que quando se está desempregado a tendência é se inscrever para todo tipo de vaga, mesmo que não tenha muito a ver conosco, mas procure ver no perfil da vaga os requisitos exigidos para saber se estão alinhados com o seu. Busque também identificar as empresas que estão se adaptando melhor a este período de incertezas e melhor posicionadas nessa nova realidade. São essas empresas que estão contratando.

 

Outra dica importante é: mantenha-se conectado! Busque fortalecer suas conexões nas redes sociais. Neste período de isolamento social, os contatos virtuais devem ser intensificados. Procure ex-colegas de trabalho, ex-gestores, professores, pessoas que você admira e que sejam mentores em suas áreas, para ver se eles conhecem empresas que estejam contratando. Participe de eventos online sobre temas que envolvam carreira e trabalho. Entre em grupos de Facebook, Telegram, WhatsApp e outros para expandir sua rede e descobrir novas vagas.

 

E talvez a dica mais relevante principalmente neste período é: busque o seu aperfeiçoamento pessoal e profissional. Use seu tempo livre para fazer cursos que lhe permitam expandir suas qualificações ou até mesmo aprender novas habilidades. Ter certificações em seu currículo será muito útil ao se candidatar a alguma vaga. Várias instituições estão oferecendo cursos gratuitos online, mas assim que conseguir recolocação pense em investir numa graduação ou, se você já tiver uma, pense na pós-graduação. Neste período de pandemia, onde os cursos presenciais não estão acontecendo na sua totalidade, os cursos na modalidade EAD (Educação a Distância) estão assumindo um protagonismo que deve ser levado em conta, pela diversidade de ofertas e, principalmente, pela tranquilidade em estudar onde, quando e no tempo disponível que você tiver. Procure investir em instituições de ensino credenciadas pelo MEC e cujos cursos sejam bem avaliados.

Lembre-se que a responsabilidade pelo seu crescimento e desenvolvimento é sua! Reflita no que você pode melhorar e vá em busca de seus objetivos! O mundo está mudando. E você, o que está fazendo para acompanhar este processo?

 

Alba

Por Alba Gorete Lenz 

Psicóloga- CRP-07/24443

Diretora Grupo Algo Mais