Confira 7 maneiras de driblar a falta de leitura

Você até sabe todos os benefícios da leitura e, na melhor das boas intenções, sempre que pode, adquire livros. Assim, todos os dias olha para a mesa da cabeceira e vê a pilha crescendo, porém, não consegue dar conta da leitura.

Nosso conselho de amigo é não deixar a leitura para segundo plano. Ler reduz o estresse, desperta a inteligência, amplia a visão de mundo, relaxa, distrai e impulsiona a pro-atividade. Quem já não terminou um livro pronto para começar um projeto, planejar uma viagem ou algo assim?

 

  1. Drible as distrações

Para quem se distrai até mesmo com o barulho de uma brisa, recomendamos ouvir ruído branco enquanto lê. Ruído branco é o som produzido pela combinação de frequências eletromagnéticas. No youtube, você pode encontrar vários vídeos com esse tipo de ruído que tem poder de acalmar, ajudar na concentração e, segundo pesquisas, aumenta a velocidade de leitura em 30%.

 

  1. Tenha metas

Estabeleça metas para si mesmo até que a leitura se torne um hábito indispensável. Se você ainda não é leitor assíduo, comece aos poucos e aumente gradativamente. Um ou dois capítulos por dia antes de dormir é uma boa meta, mas escolha o conteúdo e o horário de acordo com o seu perfil.

 

  1. Tenha bons livros e artigos em formato digital

Tenha um aplicativo de leitura e não perca a oportunidade de consumir conteúdo em qualquer lugar. Assim você pode ler no computador, smartphone ou tablete enquanto espera em uma fila, no ônibus ou durante uma viagem. Quem deseja ampliar conhecimento, entende que toda a oportunidade de ler deve ser aproveitada.

 

  1. Tenha um livro sempre à mão

Carregue o livro sempre com você. Todo lugar pode virar um cantinho de leitura. Um intervalo, um tempo sozinho, no clube, em casa, antes de dormir, ou quem sabe, na primeira hora do dia.

 

  1. Troque experiências

Peça indicação de livros referentes a sua área de atuação profissional. Os livros trazem experiências que deram certo, assim como, histórias de empreendedores bem sucedidos. Converse com colegas e amigos a respeito de um livro que você goste. Ao falar sobre o conteúdo, você vai fixar o assunto e compartilhar novas ideias com sua equipe.

 

  1. Leia o que gosta

Recomendamos assuntos diferentes, mas, para fugir do desânimo e não abandonar o livro nas primeiras páginas, escolha temas que lhe interessam. A leitura que contribui para a sua especialização profissional também deve ser agradável e motivadora a ponto de despertar novas metas e estratégias.

 

  1. Não abandone o livro

Pessoas de sucesso não abandonam suas metas. Você pode até dar uma pausa, mas não largue o livro por mais de dois dias para não perder o foco, tampouco o interesse. Faça da leitura um hábito de, no mínimo, 20 minutinhos diários. Você só tem a ganhar.