O que fazer quando se quer entrar na faculdade mas a grana está curta?

Primeiro de tudo devemos sempre ressaltar a importância da educação e de investir em seu desenvolvimento profissional e pessoal. Conhecimento é algo valioso em qualquer fase da vida, e que jamais será tirado de você.

Dito isto, nem sempre querer é poder, não é mesmo? Confira algumas das opções disponíveis para quem quer conciliar o bolso e o sonho da graduação.

Trabalhar e estudar

Esta já é a realidade de muitos, mas se você ainda não entrou no mercado de trabalho, esta é uma ótima opção. É um desafio conciliar o horário das duas atividades, mas com um bom planejamento é possível equilibrar sua vida profissional, estudantil e pessoal sem perder o foco.

Se tiver a oportunidade, é possível ainda iniciar a faculdade e entrar em um programa de estágio, que possui carga horária menor.

Bolsas e Descontos

Diversas faculdades oferecem descontos ou até mesmo bolsas de estudo por méritos como histórico escolar e nota no ENEM, por convênios com empresas, transferências de outra faculdade, ou para quem está na primeira graduação.

Algumas poucas faculdades oferecem ainda oportunidades como planos de parcelamento e programas específicos para alunos que estão desempregados.

Planejamento Financeiro

Existem também algumas dicas de planejamento pessoal que podem te ajudar a esticar aquele dinheirinho no fim do mês. Anota aí:
– Anote seus gastos e reveja o que é realmente essencial. Os “mimos” podem estar te tirando a oportunidade dos seus sonhos.

– Evite comer fora de casa. De maneira geral, restaurantes são bem mais caros do que cozinhar em casa, então leve sua marmita e seu lanche de casa para economizar.

– Reveja seus passeios. É importante mantermos uma vida social ativa, mas isso também custa caro. Prefira passeios e eventos culturais gratuitos, como peças de teatro, zoológico, ou reúna os amigos em casa.

 

Se mesmo assim ainda não for possível continuar os estudos neste momento, não desista. Você pode realizar um financiamento estudantil a baixos juros, com responsabilidade, ou até mesmo fazer um planejamento para trabalhar e continuar os estudos futuramente.

 

E você, tem alguma dica para economizar e investir nos estudos?